
Laís Bianquini
Jornalista há 10 anos, formada pela Unesp, com MBA em Marketing pela USP e especialização em SEO, escreve sobre Saúde Estética com clareza e precisão.
2.5K
visualizações
h2
ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES
O enfermeiro tem em sua formação o conceito de assistência integral e holística. Neste sentido, é de nosso entendimento que a integridade do cuidado, contempla em si seu aspecto ético, moral, legal e também estético.
Segundo parecer de Conselho nº197/2014, publicado no site do COFEN, no texto “Se tomarmos a estética como cuidado integral e sendo ação fronteiriça de inúmeros outros profissionais, o enfermeiro, desde que busque a continuidade na sua formação generalista, poderá a nosso ver, ser o autor do cuidado a pessoa ou participar juntamente com outros profissionais resguardados, o devido processo de formação que o habilite para realização dos procedimentos, objeto deste parecer”.
Cumpre ainda informar que regulamentado pelo Ministério da Educação – MEC, são oferecidos cursos de Especialização na área de dermatologia, acupuntura e afins, que habilitam o enfermeiro a desempenhar tais atividades.
Quanto ao questionamento sobre quais procedimentos podem ser realizados pelo Enfermeiro, informamos que todos estão sendo oferecidos pelas especializações. Podemos citar como exemplo, a utilização do laser de baixa intensidade, largamente aplicado em feridas.
Após estar devidamente capacitado, por meio de especializações ou cursos afins que tenham amplo conhecimento técnico cientifico.
Os cursos de especializações são oferecidos por instituições educacionais credenciados junto ao Ministério da Educação – MEC. Há ainda mini cursos de estética para enfermeiros oferecidos para profissionais já especialistas, cujo intuito é desenvolver novas competências e habilidades. Uma vez que estes cursos necessitam de credenciamento do MEC para funcionarem, o nosso entendimento e de que são confiáveis.
O Conselho Federal de Enfermagem reconhece e registra os especialistas. Ressaltamos ainda a existência de duas sociedades Especialistas que atuam junto aos profissionais nos temas afins. Elaboram recomendações e efetuam provas de título. Portanto, é legítima a atuação do profissional de enfermagem nesta área.
O registro de especialidade não é obrigatório, portanto o número que o Conselho Federal dispõe, não remete a realidade. No entanto, podemos afirmar que houve um crescimento de abertura de novos cursos de especialização de enfermagem estética. O total de enfermeiros no Brasil, atualmente é de 440 mil profissionais.
Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas
Você atingiu o limite.
Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.