
Laís Bianquini
Jornalista há 10 anos, formada pela Unesp, com MBA em Marketing pela USP e especialização em SEO, escreve sobre Saúde Estética com clareza e precisão.
2.5K
visualizações
h2
ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES
Com mercado de estética em crescimento, novas técnicas surgem como alternativas para acabar com a gordura localizada. Vamos falar um pouco da criolipólise. Você conhece ou já ouviu falar deste procedimento? Para fazer as pazes com o corpo sem precisar se submeter a cirurgias arriscadas, já existem ótimas opções com baixíssimas contraindicações e que não expõem o paciente a uma mesa de cirurgia. Segundo levantamento feito em 2016 pela ABIHPEC e pelo Instituto FSB Pesquisa, o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de setor de beleza e estética do mundo. Outro levantamento, feito pela Euromonitor em 2016, aponta que o país apresentou aumento de 4,6% no comparativo com o ano anterior e a estimativa é que, no período até 2020, o crescimento acumulado chegue a 14,3, ou seja, em média de 2,7% ao ano. Dentre as várias possibilidades de procedimentos não invasivos, a Criolipólise destaca-se como recurso atual e com ótimos resultados.
A Criolipólise é uma técnica estética desenvolvida na Universidade de Harvard, nos EUA. Essa tecnologia trabalha somente com o frio para provocar a eliminação programada das células de gordura. O tratamento associa o resfriamento selecionado e controlado das células de gordura em temperaturas que variam de 0 a -15ºC. Durante a sessão, a ponteira do equipamento é colocada sobre a pele, realizando um poderoso vácuo, que promove a sucção da pele e congelamento da porção de gordura localizada. Após esse congelamento, os lipídios tem sua estrutura alterada e assumem um formato conhecido como fractal. Após sofrerem essa mudança, os mesmos não são mais reconhecidos pelo organismo e passam a ser considerados corpos estranhos dentro das células adiposas. Quando isso acontece, o organismo elimina as células que contém as gorduras em formato fractal através de uma resposta inflamatória da área.
O tratamento de Criolipólise é indicado apenas para a redução da gordura localizada em algumas regiões do corpo, como o famoso pneuzinho.
Não existe qualquer comprovação científica de que esse tratamento melhore a celulite e a flacidez. Mas, em função da diminuição da gordura localizada, é possível perceber melhora do aspecto da celulite. Já quanto a flacidez, pode haver seu aumento na área, devido à sucção a qual a pele é submetida durante o procedimento. Para as diferentes regiões do corpo, existem ponteiras que melhor se encaixam para a realização do tratamento. Porém, em algumas partes do corpo não é possível realizá-lo, uma vez que os aplicadores não se encaixam, como no rosto, por exemplo. No momento da sucção, provocada pelo aparelho, pode haver dor ou desconforto, porém, com o congelamento da gordura, a área fica anestesiada. Os efeitos colaterais também são mínimos, podendo ocorrer vermelhidão, inchaço, desconforto abdominal e dormência da pele.
Os efeitos da Criolipólise não são imediatos, pois o processo da "morte" da célula de gordura dura cerca de 90 dias.
A partir do décimo dia já se pode observar alguma diferença no local da aplicação, mas o efeito máximo acontece até três meses após a sessão. Em apenas uma aplicação, a gordura na área tratada pode reduzir, em média, de 25% a 30%. As perdas totais podem ser maiores ou menores, dependendo do tipo de gordura, localização e metabolismo do paciente. A quantidade de sessões também varia de acordo com a resposta do organismo do paciente.
Essa é uma dúvida muito frequente de quem deseja eliminar as gordurinhas e, até mesmo, de profissionais da área. Porém, como visto acima, tratam-se de processos diferentes, apesar do nome "crio", que as duas técnicas utilizam. Tanto a Criolipólise, quanto a Criofrequência possuem estudos científicos com excelentes resultados comprovados na prática, porém um tratamento não substitui o outro, uma vez que eles trabalham com estímulos diferentes, o que gera no organismo respostas fisiológicas distintas. O grande sucesso é unir as duas terapias e sua combinação resulta em excelentes resultados, variando conforme a conduta do profissional à cada avaliação.
Sim! Como citado acima, a Criolipólise não é indicado para pessoas com excesso de peso ou obesidade. Também é contraindicada nos casos de:
O valor possui variáveis como a cidade em que você irá realizar o procedimento e a clínica. Em geral, você pode encontrar o tratamento pelo valor de R$500 a R$700 reais por região do corpo. E então, gostaram dessa matéria? Então você vai amar ler: "Conheça os 5 tratamentos mais procurados nas clínicas de estética." Deixe sua pergunta neste post que certamente iremos respondê-lo. [widgetkit id="10" name="BANNER PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM - 30-01-2017"]
Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas
Você atingiu o limite.
Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.