
Laís Bianquini
Jornalista há 10 anos, formada pela Unesp, com MBA em Marketing pela USP e especialização em SEO, escreve sobre Saúde Estética com clareza e precisão.
2.5K
visualizações
Caro colega, assim como você, também somos enfermeiros e membros da enfermagem estética.
ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES
h2
Não sei se você está ciente, mas desde o dia 27/09/2017, na ação PROCESSO Nº 20778-15.2017.4.01.3400 proposta pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a juíza federal Adverci Rates suspendeu os efeitos da Resolução nº 529/2016, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Assim sendo, o COFEN entrou com recursos e a habilitação em Enfermagem Estética fica impedida de ser obtida por novos enfermeiros, sufocando o crescimento da nossa especialidade e desvalorizando a nossa classe. Veja a decisão da Juíza:
"SUSPENSÃO DOS EFEITOS DECORRENTES DA RESOLUÇÃO COFEN Nº 5292016 EVITANDO-SE ASSIM O ATENDIMENTO POR PROFISSIONAL INABILITADO E MAIORES DANOS À SAÚDE OCULAR DA POPULAÇÃO LOCAL"
Sim, nosso sentimento é de indignação perante a decisão da Juíza considerando que procedimentos estéticos realizados por enfermeiros habilitados ameaçam a saúde ocular da população!? Consideramos também inadmissível o fato de uma Juíza, profissional altamente qualificada, uma autoridade máxima, não ter lido a lei do ato na íntegra, a ponto de ignorar justamente a parte que classifica o que é procedimento invasivo de exclusividade médica, ou seja, aqueles que dão acesso à órgãos internos. O que não é mesmo o caso da realização de procedimentos como injeção de botox, preenchimentos com ácido hialurônico, peelings, lasers e etc. Como que a classe médica consegue fazer com que um magistrado faça interpretações parciais e desconsiderando jurisprudências anteriores que são dos processos contra a biomedicina e a farmácia?
Mas repare bem na decisão da juíza, que apenas o profissional inabilitado não pode exercer. Enquanto isso, a grande maioria de nós está atuando sob a responsabilidade técnica de terceiros, mesmo por que abrir o próprio consultório estético é caro. Segundo o nosso Presidente Enf. Manoel através de seu perfil no facebook nos diz que:
"a questão da enfermagem estética está judicializada. São três ações judiciais: uma no RN e 02 no DF. Do ponto de vista jurídico estamos tomando todas as medidas possíveis. No entanto, já perdemos dois recursos e um aguarda julgamento. Também estamos apresentando todas as defesas possíveis nas três ações, que aguardam o julgamento do mérito na primeira instância."
Sabemos que o CFM é um conselho forte, ganancioso, que luta pelo Ato Médico, pela reserva de mercado e que exerce grande influência em todas as esferas do Estado. Além do CFM, a AMB, a SBD e a SBCP entraram juntos, fortalecendo ainda mais o lado para a espúria causa dos médicos. Leia aqui os reais motivos pelos quais a SBD é contra o COFEN e a Enfermagem Estética.
Por isso mesmo que estamos reunindo colegas que queiram ajudar na nossa causa. Nós enfermeiros somos mais de 1.5 milhão, enquanto eles não passam de 200 mil. O mesmo problema ocorreu com a Biomedicina Estética, cujo conselho federal de biomedicina sozinho não conseguiu defender. A SBBME e o Sindicato dos Biomédicos tiveram que intervir para poderem equilibrar a luta. A exemplo disso, a Sociedade Brasileira de Enfermagem Estética (SBEE) tem como objetivo arrecadar valor para rateio de custas advocatícias para intervir nessas 3 ações que correm na Justiça, com a intenção de contratar o advogado Dr. Ronny Hosse Gatto que defendeu a Biomedicina Estética. Ajude a nossa causa! #juntossomosmaisfortes Contato no site da SBEE Vamos participar no (Grupo no WhatsApp)
Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas
Você atingiu o limite.
Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.